18 agosto 2010

Aventura Culinária I - Cupcakes

Não sei se vocês sabem, mas eu adoro cozinhar. Quando me sobra tempo, adoro pegar receita de alguma coisa random na internet para tentar fazer. E até que tinha me saído bem até então.

Hoje, meu diazinho de folga da faculdade, resolvi que iria fazer cupcakes - honrando o endereço do blog - e que depois postaria a receita aqui. Então, apesar de ter sido tudo um big fat fail, é o que farei.

INGREDIENTES
Da massa:
125g de farinha de trigo (um pouquinho menos que 1 xícara e meia)
125g de açúcar
125g de manteiga
2 ovos
1/2 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de fermento

Do recheio:
200g de chocolate ao leite (ou meio amargo)
1/2 lata de creme de leite

Da cobertura:
150g de açúcar de confeiteiro (1 xícara e meia)
1 clara
suco de 1/2 limão

Bom, nada muito difícil de conseguir. Depois de pegar essa lista no blog Casamentomania, fui feliz e serelepe até o mercado comprar os ingredientes. Tudo certo até aqui. Voltei e fui direto para a cozinha, para começar.

MODO DE PREPARO

Aqui começam os problemas. Quero dizer, eles colocam umas coisas numa ordem totalmente não cronológica, e eu realmente acho que eles deveriam repetir os ingredientes durante as instruções, ao invés de apenas se referir a eles como "os ingredientes". E se eu esquecer de algum? Poxa, a lista fica lá em cima sabe? Acho sacanagem.

Massa:
Junte todos os ingredientes, exceto o leite, e bata no processador ou batedeira. Por último, acrescente o leite e mexa com uma colher. Disponha 15 forminhas de papel em uma assadeira e despeje apenas 1 colher de massa em cada forminha (você pode imaginar que é pouco, mas eles crescem).
Leve para assar em forno quente por 20 minutos, espere esfriar, de preferência em uma grade. Quando estiverem frios, corte uma tampa no bolinho com uma faca pequena. Trabalhe com muito cuidado para que ele não quebre.
Depois de remover a tampa, aplique o recheio, recoloque a tampa e cubra com o glacê.

Dica: Use três ou quatro forminhas de papel para cada bolinho, assim não corre o risco de abrir e ficar deformado.

"Junte todos os ingredientes, exceto o leite" - foi o que eu falei. "Ingredientes". Pff. Acabou que eu pulei o "2 ovos" lá da listinha, e botei só o resto. O que fez que quando eu ligasse a batedeira, tomasse um banho de farinha. E só aí percebi que, bem, tinha esquecido dos ovos.

Enfim, depois de correr atrás do prejuízo, terminar de bater e então botar a massa (que tava bem mais leitosa do que deveria, porque eu sem querer não li que era pra bater 'na colher', e bati tudo na batedeira) nas forminhas, ficou mais ou menos assim:

(Reparem como tive que apelar pra forminhas de brigadeiro, porque não tinha o suficiente da outra)

Enfim, botei lá pra assar e fui fazer o recheio.

Recheio:
Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite e mexa bem. Para derreter o chocolate no microondas, programe a potência média e leve ao microondas por 1 minuto.
Retire, mexa com uma colher e volte por mais 1 minuto.
Se não quiser rechear com chocolate, você pode usar doce de leite cremoso ou geléias.

É lógico que, até aqui, eu já tinha esquecido completamente que lá em cima, na lista dos ingredientes, dizia '1/2 lata de creme de leite', o que me levou a colocar a parada toda. E o chocolate ficou todo pastoso e esquisito.

Enfim, com o recheio pronto, vinha a parte chata: esperar a massa assar. Calculei mais ou menos o tempo, e liguei o rádio para me distrair. Mas, pela primeira vez na vida, a Mix tava com uma sequência boa de músicas (Bad Romance, Break Your Heart, Right Round) e eu comecei a dançar pela cozinha - e esqueci completamente do forno.

Foi só quando o cheiro começou a ficar esquisito que eu lembrei. Abri o forno em desespero e lá estavam meus cupcakes quase totalmente torrados.


Yummy. Além disso, aquela baboseira de cortar 'tampas' para botar o recheio é impossível. O chocolate vaza e a tampa fica pulando pra fora.

Por fim, o glacê.

Cobertura:
Bata as claras em neve, junte o açúcar e o limão. Espalhe sobre os bolinhos e salpique confeitos coloridos.

Não sei ao certo o que fiz de errado dessa vez, mas o glacê ficou muito mais líquido do que deveria. E, novamente, eles só foram mencionar 'confeitos coloridos' no final, e eu não tinha comprado nenhum. Mesmo assim, fui colocando a cobertura em cada bolinho, mas ela escorreu toda pros lados e deixou a "tampa" lá toda em evidência. E foi isso aí.

Cupcakes - Resultado Desejado:


Resultado Alcançado:


Quase.

Anyway... por hoje é só! Amanhã tento empurrar meus cupcakes pros meus pais porque, bem, eu não vou ter coragem de comer. Hahaha Beijos!

5 comentários:

  1. Putz, taí algo que detesto: cozinhar.
    Acho que só passo 1% da minha vida na cozinha. Quando independente, a certeza é que viverei em restaurantes. Mas cupcakes é uma espécie de arte que sempre me atraiu, por serem tão lindinhos e fofinhos. Algum dia ainda me aventuro na empreitada de fazer alguns.
    Aliás, não me parecem ruins estes que fizestes, sah. Eu aceitaria um de bom grado!
    Bom, bom, devo me arrumar para a aula.
    Beijos,
    Juh!

    ResponderExcluir
  2. Você me fez rir bastante hoje. Gostei da sinceridade e da "coragem" de mostrar o resultado obtido. Não desista da empreitada. Se você gosta de cozinhar já está com meio caminho andado. Gostei de ver que vc, aparentemente, manteve o bom humor, apesar do que aconteceu. Ótima característica.

    ResponderExcluir
  3. O dia que você fizer o cupcake certinho leva um pra mim, parceira de photoshot? hahhahaha...
    fui eu quem escrevi sim, aquele e todos os outros textos do blog! que legal q vc gostou, fico tao feliz quando falam isso! :)
    AAAAAAH, voce tambem tem talento pra modelo, e tambem to te seguindo! aqui e no twitter, heehhe...
    beijaoooooo

    ResponderExcluir
  4. Cara, fiquei com medo do teu Cupcake! Bizarro! Mas eu AMO cozinhar, amo fazer bolos. Na verdade eu invento as receitas dos meus bolos Oo Amo os teus posts (tu sabe disso)
    Beijos Sá

    ResponderExcluir
  5. QUE FOMEEEEEE, SARA!!
    FAZ ISSO NÃOO!
    Hahahahah

    Adorei o post!! O máximo.. dicas de culinária com Sara A. Andrade! Hahahaha

    Beijinhos garota Megazine

    ResponderExcluir